quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Alho

Muito mais que espantar mau-olhado e vampiros, o alho possui propriedades importantes que ajudam a melhorar a saúde. Muitas pesquisas já mostraram que o alho destaca-se por suas propriedades antimicrobianas, anti-neoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, entre outras. É indicado para casos de resfriado, gripe e nas viroses em geral, devido a sua atividade anti-viral. Possui teores importantes dos elementos zinco e selênio, que são antioxidantes. No organismo, estes nutrientes estão envolvidos no bom funcionamento do sistema imunológico.

A alicina é a substância ativa presente no alho responsável por muitos de seus benefícios medicinais e que lhe confere também o seu aroma característico. A alicina se forma quando o alho é cortado e/ou triturado e a sua presença no alho pode variar muito, porque essa substância é muito sensível ao calor.

sábado, 22 de outubro de 2011

Tomate

Tomates estão entre os vegetais mais consumidos no mundo. Na Espanha é o vegetal mais consumido na forma crua por isto pesquisadores do país propuseram um novo estudo. Os cientistas compararam a quantidades de compostos fenólicos presentes em nos sucos feitos com o fruto orgânico em relação ao suco produzido com tomates cultivados com agrotóxicos. Além de betacaroteno e licopeno, caroteóides com função antioxidante, os tomates são importante fonte de polifenóis, substâncias que também neutralizam radicais livres, protegendo o organismo contra doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e algumas formas de câncer.
Foi observado que o suco de tomates orgânicos possuia um conteúdo de polifenóis superior ao suco produzido com tomates cultivados com agrotóxicos. Agora, outros componentes (como o resveratrol) estão sendo também pesquisados em outras frutas, no azeite e no cacau.

Fonte: Anna Vallverdú-Queralt, Alexander Medina-Remón, Isidre Casals-Ribes, Rosa M. Lamuela-Raventos. Is there any difference between the phenolic content of organic and conventional tomato juices? Food Chemistry, 2012; 130 (1): 222.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vitamina D como terapia contra a obesidade


Cientistas do Centro de Pesquisa Biomédica em Red-Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição (CIBERobn), abriram uma nova linha de investigação para promover os muitos benefícios à saúde da vitamina D e ver se esta pode se tornar um alvo terapêutico para prevenir e combater a obesidade e outras doenças.

Este trabalho está sendo dirigido a partir do Hospital Universitario Ramón y Cajal de Madrid, pelo Dr. Miguel Angel Lasunción, baseado em pesquisas anteriores que relacionam a falta desta vitamina com altas taxas de obesidade, especialmente quando esta deficiência é muito grave.

Além disso, ele também encontrou uma associação com o desenvolvimento de certos tipos de câncer, como o de cólon, de próstata e de mama.

Especificamente, os pesquisadores têm estudado a relação entre deficiência de vitamina D e a síndrome metabólica, uma combinação de fatores de risco cardiovascular em um indivíduo, tais como diabetes ou hipertensão, com um elo comum que é a obesidade especialmente do tipo abdominal.

domingo, 16 de outubro de 2011

Ácidos graxos

Eliminar gordura da alimentação nem sempre é ideal para a perda de gordura corporal. Elas são essencias para muitos metabolismos no nosso organismo. Entre suas principais funções estão: sintese de hormônios sexuales, faz parte do metabolismo da bilis, além de estar presente na camada de todas as células.

As gorduras podem ser divididas em três tipos:

As Ruins: são as gorduras saturadas (encontradas nas carnes e productos de origem animal). Estes tipos de gorduras são sólidas á temperatura ambiente e têm sido associadas a doenças do coração e arteriosclerose.

As Péssimas: (Trans-fatty acids). Essas gorduras não são encontradas na natureza e são produzidas quimicamente devido a altas temperaturas e a hidrogenação que transformam óleos refinados em margarinas. Essas gorduras são conhecidas por diminuir a testosterona, aumentar o nível de insulina, inibir o sistema imunológico e aumentar o colesterol ruim.

As Boas: são as Gorduras mono insaturadas e as insaturadas. Elas são normalmente líquidas à temperatura ambiente e são consideradas muito saudáveis. Dois tipos são considerados essenciais, exatamente igual aos outros nutrientes essenciais (vitaminas, proteínas, minerais, etc)

Água

Falamos de tantos nutrientes, mas até agora muito pouco comentamos sobre a importância da água no nosso organismo, A água é um dos elementos mais abundantes no planeta Terra, bem como em nosso corpo (cerca de 60% do mesmo é composto por água e no cérebro este percentual se acentua bem mais!), assumindo diversos papéis no mesmo.

Em mulheres, a porcentagem de água é menor em relação aos homens já que elas, inevitavelmente, tendem a distribuir mais gordura pelo corpo.

Assim, a composição corporal - quantidade de gordura e músculos das pessoas - está diretamente relacionada com a quantidade de água. Nos músculos, ela contribui com a 75% do peso, já na gordura, esse valor é de 50%.

Para que tanta água?

A água é veículo de transporte de nutrientes para as células, Participa no controle da temperatura corporal (suamos quando muito quente, por exemplo); Auxilia na eliminação de excessos e toxinas por meio do supor e da urina; Facilita a absorção de outras substâncias – vitaminas hidrossolúveis como a vitamina C e o complexo B, por exemplo;



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...