terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O consumo consciente do sal

Os registros do uso do sal remontam a 5 mil anos. Ele já era usado na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas. Escasso e precioso, o sal era vendido a peso de ouro. Em diversas ocasiões, foi usado como dinheiro. Entre os exemplos históricos mais conhecidos figura o costume romano de pagar em sal parte da remuneração dos soldados, o que deu origem à palavra salário.

O sal é um mineral composto por dois elementos principais: o sódio e o cloro, que se juntam formando o cloreto de sódio. O sódio tem funções nobres no organismo: controlar o equilíbrio da água, contribuir para transmitir os impulsos nervosos do cérebro para todo o corpo, permitir a contração muscular, participar da regulação do ritmo do coração.

A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue. Mas o equilíbrio entre sódio e água no organismo tem que ser perfeito. Existindo mais sódio precisa haver mais água. Com o sódio aumentando no sangue, complicados mecanismos hormonais entram em ação para equilibrar as águas corporais. Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo vai ter que tirar água de dentro das células, provocando desidratação e risco de morte. Só que este aumento do volume de sangue, por causa do aumento da quantidade de água (para diluir o sódio), faz aumentar a pressão dentro das artérias (Hipertensão arterial).  A pressão alta dentro das artérias vai machucando suas paredes, que podem se romper (derrame) ou entupir (infarto). O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aids

Os macronutrientes (proteína, carboidratos e gordura) têm calorias que ajudam a manter o peso corporal. Os micronutrientes são as vitaminas e minerais e permitem que as células funcionem adequadamente.

Ter uma nutrição adequada pode algumas vezes ser difícil para pessoas HIV+. Quando o corpo combate infecções ele precisa de mais energia e por isso o aporte calórico é muito importante, mas no caso de pessoas doentes o que acontece é uma perda do apetite. Alguns medicamentos podem afetar a boca ou esôfago, dificultando ainda mais o ato de comer. Além disso, alguns medicamentos e infecções podem gerar diarréia, fazendo com que o corpo utilize menos os nutrientes consumidos.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...