segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dieta à base frutas

Os alimentos contêm quantidades desiguais de nutrientes. As carnes destacam pelo conteúdo protéico e o ferro, os peixes, pelos seus ácidos graxos ômegas, as verduras verdes escuro por seu conteúdo de folatos e magnésio e as frutas pelas vitaminas, folatos, e potássio. No leite se destaca o cálcio e vitamina D e nos azeites e frutos secos está presentes a vitamina E. Nosso organismo necessita de muitos nutrientes todos os dias para regular o metabolismo, uma quantidade e variedade que não pode ser oferecido por apenas um grupo de alimentos. Essa já é uma excelente razão para evitar uma dieta restritiva baseada no consumo exclusivo de só um grupo de alimentos, por mais saudáveis que eles sejam.
Em uma dieta equilibrada, as frutas são itens obrigatórios, ocupando um lugar privilegiado na Pirâmide de Alimentos e, diversos órgão destacam seu consumo em programas como o “5 ao dia”, incentivando o consumo de pelo menos 5 porções de frutas e verduras ao dia (3 frutas e duas porções de verduras). Mesmo assim seguir uma dieta a base de frutas não está justificada do ponto de vista dietético e nutricional por duas razões principais:

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SUCOS SAUDÁVEIS


MELANCIA + LIMÃO + CANELA

1 fatia média de melancia
Suco de 1 limão
1 col (chá) de canela

Além de ter baixo valor calórico, a melancia possui licopeno, um excelente antioxidante. Com ação diurética, o limão acelera a eliminação de líquidos e toxinas pelos rins, evitando pedras.
A canela melhora a digestão e diminui a formação de gases.

ABACAXI + MORANGO + COUVE

1 fatia grossa de abacaxi
6 morangos
1 pedaço pequeno de folha de couve

O morando fornece potássio e folato, nutrientes que atuam na formação celular e no equilíbrio de água no corpo. O ferro, cácio e o ácido fólico vêm da couve, o que torna esse suco um ótimo desintoxicante. O abacaxi aporta fibras que facilitam a digestão e o funcionamento do intestino.

COCO + HORTELÃ + MELÃO

200 ml de água de coco
8 folhas de hortelã
1 fatia de melão

A água de coco é rica em fósforo e sódio e é um excelente hidratante natural. O melão tem potássio, que possui efeito diurético. A hortelã estimula o bom funcionamento de todo o aparelho digestivo.

BETERRABA + CENOURA + IOGURTE + ÁGUA SE NECESSÁRIO

A beterraba tem um suave efeito laxante, a cenoura tem efeito diurético, aliviando os gases, além de ser um remédio natural contra a colite e a síndrome do intestino irritável. Os probióticos do iogurte ajudam a regularizar o funcionamento do intestino.

MAÇÃ + AIPO + LARANJA

Meia maçã
1 pedaço de aipo
Suco de 2 laranjas

A maçã reduz a acidez e a irritação no estômago, evita a formação de gases e tem ação diurética prevenindo a retenção de líquidos. O alto teor de potássio do aipo faz a bexiga funcionar melhor. A laranja é rica em potássio, cálcio e vitaminas B e C que combatem o estresse, faz a musculatura relaxar e auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...