
Uma questão de respeito
São muitos os motivos que levam uma pessoa a abolir a proteína animal do cardápio, Desde a busca por uma vida mais saudável até o respeito aos animais e ao meio ambiente. Mas no final das contas, pouco importa o motivo. O que realmente importa é que a decisão seja tomada com consciência. E com a orientação de um profissional, pois a dieta vegetariana é rica em carboidratos, fibras, magnésio, potássio, folato e antioxidantes, como as vitaminas A, C, E e K. Mas é pobre em cálcio, selênio, cobre, iodo, ferro, zinco e vitaminas B12 e D.
A dieta vegetariana é considerada saudável porque elimina do cardápio um alimento que é rico em substâncias nocivas ao organismo, como a gordura saturada e o colesterol, mas também porque permite a inclusão de uma maior variedade de alimentos. A busca pelos nutrientes essenciais à saúde, diferentemente da busca por um substituto à carne animal, leva a pessoa a ampliar o seu cardápio.
Com isso, ele aumenta a ingestão de elementos que nutrem e protegem do organismo.
Antes de tomar a decisão de virar um vegetariano é muito importante consultar um especialista em nutrição. Dependendo do grau de informação da pessoa, muitos podem fazer a transição por conta própria e sem riscos, mas a boa orientação nutricional, baseada em conhecimento científico, é a melhor maneira de assegurar uma transição saudável.