sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aids

Os macronutrientes (proteína, carboidratos e gordura) têm calorias que ajudam a manter o peso corporal. Os micronutrientes são as vitaminas e minerais e permitem que as células funcionem adequadamente.

Ter uma nutrição adequada pode algumas vezes ser difícil para pessoas HIV+. Quando o corpo combate infecções ele precisa de mais energia e por isso o aporte calórico é muito importante, mas no caso de pessoas doentes o que acontece é uma perda do apetite. Alguns medicamentos podem afetar a boca ou esôfago, dificultando ainda mais o ato de comer. Além disso, alguns medicamentos e infecções podem gerar diarréia, fazendo com que o corpo utilize menos os nutrientes consumidos.



Uma perda de peso pode estar associada a perda de gordura ou tecido corporal magro (músculo). Perdendo demasiado músculo, a composição química do corpo muda. Essa condição se chama caquexia e pode levar a morte. Perder mas de 5% do peso em músculo pode ser um sinal de caquexia nos pacientes com Aids.

Tentar comer quantidades suficiente de proteína e carboidrato além de diminuir a quantidade de gordura. é o recomendado As proteínas ajudam a formar e manter os músculos. As boas fontes são carnes, peixes, feijões, nozes e sementes. Os carboidratos dão energia de forma imediata e as gorduras também nos dão energia, mas delas necessitamos muito poco. É importante comer as gorduras monoinsaturadas encontradas em nozes, sementes, azeites de oliva, peixes. Pesquisa indicaram que o consumo da semente de linhaça dourada é muito eficiente no tratamento da Aids

É muito importante ingerir muita água. Essa quantidade extra  de água ajudará na eliminação dos efeitos secundários dos medicamentos, como a secura da boca e a constipação. Lembre-se que beber café, chá preto, bebidas tipo cola, chocolate e álcool pode facilitar a perda de água no nosso corpo.

Um programa de exercícios também ajuda a formar músculo. Consulte um médico e um profissional de educação física.

Segurança alimentar

A segurança alimentar deve ser vista como prioridade nesses casos também. É importante se previnir das infecços provocadas pelos alimentos e pela água. Lavar muito bem as mãos antes de manusear os alimentos e manter limpos os utensílios usados são atitudes que podem evitar problemas. Deve-se lavar bem as frutas e vegetais e não consumir carnes e ovos crus ou pouco cozidos. Assim como ter controladas as fechas de vencimentos dos produtos que se compra e que estão dentro da geladeira. Alguns germens são transferidos pela água, por isso usar sempre água filtrada ou engarrafada é o ideal.

Suplementos

Os suplementos podem ajudar a manter o peso corporal além de aportar vitaminas e minerais que o paciente necessita. É importante que não se consuma alimentos que são para dieta. O médico deve ser consultado sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...