quarta-feira, 6 de junho de 2012

Alimentos Funcionais

“Dos alimentos farás a tua medicina”


Assim o médico grego Hipócrites, em 450-377 a.C, anunciava e previa que o consumo de alimentos saudáveis poderia ser um forte aliado na redução do risco de doenças tão comuns hoje em dia, como obesidade, aterosclerose, hipertensão, diabetes e câncer e na manutenção da qualidade de vida.

Já na década de 80, começaram os estudos de uma série de alimentos que possuíam efeitos fisiológicos benéficos à saúde, agindo na prevenção de doenças. Em 1991 essa categoria foi regulamentada sendo denominada Foods for Specified Health Use (FOSHU), ou em português: Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos. Esses alimentos, segundo a ANVISA, podem ser consumidos com segurança e sem supervisão médica.

Os efeitos benéficos observados são devido a constituintes naturalmente presentes nos alimentos como as fibras, os antioxidantes (vitamina E, C, betacaroteno) ou o ácido graxo Ômega 3, encontrados em frutas, vegetais, cereais integrais e peixes ou ainda através da fortificação dos alimentos pela indústria, como leites enriquecidos com minerais ou biscoitos vitaminados.
É importante alertar que muitas vezes a quantidade desses compostos é muito pequena em alguns produtos industrializados, acabando apenas por encarecer o produto, sendo recomendado o consumo dos alimentos in natura, pois o produto que contém a substância funcional não substitui por completo o alimento de onde foi retirado tal composto.

O consumidor deve atentar para a rotulagem e o registro no Ministério da Saúde. O produto enriquecido deve possuir no rótulo o alerta à manutenção da saúde ou prevenção de doeças. A referência à cura de patologias por alimentos funcionais é proibida por lei.

Dicas para incluir Funcionais em sua alimentação:

- Tempere sua salada com azeite de oliva;

- Consuma peixes ao menos 2 vezes por semana;

- Consuma saladas e frutas com casca diariamente;

- Polvilhe as saladas com gergelim torrado ou linhaça torrada e moída;

- Use polpa de tomate em molhos;

- Dê preferência aos alimentos integrais.


COMPOSTOS, SUA AÇÃO NO ORGANISMO E FONTES ALIMENTARES:


- Betacaroteno - Redução do risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Fontes: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve

- Licopeno - Redução do risco de câncer de próstata: Fontes: Tomate

- Fibras - Redução do risco ao câncer de intestino e dos colesterol. Fontes: Frutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais

- Flavonóides - Diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Fontes: Suco natural de uva, vinho tinto

- Isoflavonas - Redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares. Fontes: Soja

- Ácido graxo ômega 3 - Redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares. Fontes: Peixes, óleo de peixes

- Pró-bióticos - Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos. Fontes: Iogurtes, leite fermentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...