terça-feira, 22 de maio de 2012

Como combater a ansiedade de comer

Muitas vezes escutamos que as emoções se relacionam com os aliemntos e não é estranho que uma pessoa se defina como doce ou amarga(da). Entretanto existe uma emoção que ainda que não se relacione diretamente com o sabor de nenhum alimento, leva o indiciduo a incrementar a sua ingestão alimentar: a ansiedade.

A ansiedade é um estado emocional em que a pessoa tem sentimentos de angustia, desesperação e vazio interior. Trata-se de um transtorno que começa afetando a mente e que também pode ter repercussão física sobre diversos órgãos do corpo, podendo gerar taquicardia, dor abdominal, cefaléia, diarréias e outros. A ansiedade se acalma, de maneira passageira, comendo.

Várias são as situações que podem aumentar a ansiedade de comer: dietas desequilibradas, ou seja, deficientes em macros e micros nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais), longo tempo de jejum, stress, comer muito rápido, etc.

Existem dois conceitos, que muitas vezes são confundidos e mal interpretados e que podem levar a pessoa a incrementar a ingestão de alimentos, inclusive de maneira muito especifica, ou seja, por doces ou por algum alimento salgado. Estes dois conceitos são a fome e o apetite.
É importante entender que fome e apetite são distintos e têm mecanismos diferentes também. O apetite é o desejo consciente de comer, que pode ser especifico e se adquire por experiência. A fome, entretanto, é um estado primitivo, não aprendido, associado às mudanças psíquicas (irritação, tensão) ou alguma manifestação do organismo como vazio gástrico ou náuseas. Em outras palavras, a fome é a necessidade de se alimentar do organismo, enquanto o apetite é a vontade de comer algo especifico: os “desejos”.

Os hábitos alimentares são os que influenciam diretamente o apetite, alguns hábitos podem ser sensoriais (aroma, aspecto do prato), situações econômicas (disponibilidade de alimentos), fatores socioculturais (tradição, preconceito, erros populares, moda, etc.)

Muitos hábitos geralmente são incorretos para saciar o apetite e alguns cuidados devem ser tomados para se evitar desajustes na alimentação que levem a prejuízos nutricionais, seja por excesso (sobrepeso), ou por déficit (anemias, por exemplo).

O ato da alimentação deve ser para suprir as necessidades do organismo e saciar a fome e não para controlar as emoções.


Algunas dicas para evitar a ansiedade:

1)   Coma a cada 3 horas, no máximo. A ansiedade é  melhor contolada colocando ordem na vida. Comer devagar e com tempo, sem que passem mas de 3 horas entre as refeições.
2)   Durma o suficiente.
3)   Coma devagar. Desta forma a sensação de plenitude gástrica e saciedade chegam ao cérebro e este dará a ordem de parar de comer.
4)   O aminoácido triptofano, componente das proteínas, se transforma em serotonina, um neurotransmissor cerebral relacionado com o bom humor e controle do apetite. Níveis baixos de serotonina se associam com maior ansiedade por doces. Alimentos ricos em triptofano são as carnes, peixes, ovos, produtos lácteos, soja, frutos secos, banana, abacaxi e abacate.
5)   A vitamina B6 (piroxidina) participa da síntese de serotonina a partir do triptofano, e na formação dos neurônios (células do sistema nervoso). A deficiência desta vitamina pode causar também a ansiedade. As galinhas e o fígado de vaca, porco e vitela são excelentes fontes de piridoxina. As boas fontes incluem o presunto e o peixe (atum, truta, halibute, arenque e salmão), nozes (amendoins, avelãs), pão, milho e cereais de grão integral
6)   O magnésio, pelas suas qualidades relaxantes, é um ótimo complemento para acalmar os nervos. Está presente no gérmen de trigo, levedura de cerveja, nozes, figos secos, cereais integrais, legumes, acelga e espinafre.
7)   Suco relaxante de alface: cozinhe as folhas em água. Coe e tome antes de dormir. A alface contém lactulina, uma substancia que tem propriedade relaxante. Além do suco, come a alface nas saladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...