segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Iogurte Grego

Novidade no mercado, iogurte grego tem mais gordura que o tradicional 

Recém-chegado às gôndolas dos supermercados --e forte candidato a virar mania-- o iogurte grego tem até o dobro de calorias e três vezes mais gordura que o iogurte tradicional. 

Um pote (100 g) do produto da marca Vigor tem 5,1 gramas de gordura saturada e 151 calorias, contra 1,3 grama de gordura e 58 calorias do tipo natura
l da mesma marca. Já o da Nestlé tem 113 calorias contra 74 do tradicional (sempre considerando a porção de 100 gramas), e quase a mesma quantidade de gordura.

As marcas lançaram campanhas neste mês divulgando as vantagens do iogurte, que já é velho conhecido nos Estados Unidos e na Europa. As principais diferenças em relação ao tradicional são a consistência mais firme e a menor acidez. "É como se fosse concentrado", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria.

O que garante a textura diferente é a gordura --o da Vigor tem creme de leite na fórmula. E todos já vêm adoçados, com açúcar mesmo.

"É um iogurte pesado", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, especialista em nutrição funcional. Para ela, a novidade só tem desvantagens. "Por ser um derivado lácteo, presume-se que seja saudável. Mas duas porções por dia desse iogurte são 300 calorias. Socorro." 

Para quem está de dieta, nem pensar. "Compensa muito mais tomar um copo de leite magro e comer uma fatia de queijo branco. Dá mais saciedade", complementa.

O iogurte grego está sendo vendido em embalagens de 100 gramas, enquanto o tradicional vem em potes de 170 gramas ou 200 gramas. "Fizeram potes pequenos para o consumidor não assustar com o total de calorias", opina a nutricionista Daniela Jobst.

"Tem que tomar cuidado porque, em comparação com o normal, só aumenta o que é ruim: açúcar e gordura. E é a pior gordura que tem [a saturada], de origem animal."

O novo iogurte pode, entretanto, funcionar para matar a vontade de comer doce. "Às vezes, a pessoa come algo light e acha que não comeu nada. Esse produto deve ajudar a segurar a onda, e é fonte de cálcio e de proteína", afirma a nutricionista Antonaccio.

GORDO, MAS GOSTOSO

Por meio de nota, a Nestlé informou que o iogurte grego faz parte de uma nova categoria, "voltada para quem busca como principais atributos sabor e textura". O produto não é vendido como sendo de baixa caloria, lembra.

A Vigor disse que sua proposta "é oferecer um produto superior do ponto de vista de cremosidade e sabor". Segundo a nota, toda a gordura do iogurte vem do creme de leite, "que garante a textura".

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...