terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação


“Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo”.

Este é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2012. A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro. Foi neste dia, no ano de 1945, que foi criada a FAO.

Estimativas recentes da FAO revelam que cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome em todo o mundo. Embora o Brasil esteja cada dia mais perto de debelar o problema da fome, fruto do êxito de suas políticas públicas, muitos brasileiros ainda convivem com esse flagelo social.

Outros objetivos são: promover a participação das populações rurais, em especial as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

A FAO também quer que os países promovam a transferência de tecnologias e fomentem o sentido de solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza, bem como celebrar os êxitos obtidos em desenvolvimento agrícola e alimentar.

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O feijão unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Como expressão popular, representa a riqueza de variedades e de usos na preparação de alimentos, além de ser um produto preferencial da agricultura familiar e de excelente valor nutricional. Feijões de diferentes cores e espécies são transformados em pratos que integram a culinária regional e os diferentes agrupamentos étnicos do nosso país

Fonte: Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Iogurte Grego

Novidade no mercado, iogurte grego tem mais gordura que o tradicional 

Recém-chegado às gôndolas dos supermercados --e forte candidato a virar mania-- o iogurte grego tem até o dobro de calorias e três vezes mais gordura que o iogurte tradicional. 

Um pote (100 g) do produto da marca Vigor tem 5,1 gramas de gordura saturada e 151 calorias, contra 1,3 grama de gordura e 58 calorias do tipo natura
l da mesma marca. Já o da Nestlé tem 113 calorias contra 74 do tradicional (sempre considerando a porção de 100 gramas), e quase a mesma quantidade de gordura.

As marcas lançaram campanhas neste mês divulgando as vantagens do iogurte, que já é velho conhecido nos Estados Unidos e na Europa. As principais diferenças em relação ao tradicional são a consistência mais firme e a menor acidez. "É como se fosse concentrado", diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria.

O que garante a textura diferente é a gordura --o da Vigor tem creme de leite na fórmula. E todos já vêm adoçados, com açúcar mesmo.

"É um iogurte pesado", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, especialista em nutrição funcional. Para ela, a novidade só tem desvantagens. "Por ser um derivado lácteo, presume-se que seja saudável. Mas duas porções por dia desse iogurte são 300 calorias. Socorro." 

Herbalife

O Journal of Hepatology reafirma em nova pesquisa que os produtos da Herbalife® causam lesões hepáticas e a ANVISA toma providencias. 

Os produtos da Herbalife são vendidos como um suplemento nutricional, sendo vendido livremente com a promessa de melhorar a saúde ou para conseguir emagrecer. Mas a revista científica europeia, focada em hepatologia, Journal of Hepatology, publicou mais
 uma pesquisa associando o uso de produtos da marca Herbalife à lesões hepáticas graves, como necrose (morte de células ou parte do tecido do fígado) e hepatite (inflamação do fígado), reconfirmando os perigos de produtos como os vendidos pela Herbalife®, já relatados em outros estudos.

O prejuízo de Hepático que resulta do uso de medicamentos convencionais é largamente reconhecido, mas há menos consciência do potencial hepatotóxico da medicina alternativa como preparações herbóreas.

Os produtos farmacêuticos que tiveram suas formulas aprovadas passam por ensaios clínicos e inúmeros testes e estudos em animais, já estes produtos não. Mas, as propagandas de produtos naturais repetem quase como um mantra que produtos naturais não têm efeitos colaterais e que são mais seguros, inflando a lenda já existente que diz a mesma coisa.

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