terça-feira, 6 de agosto de 2013

Como aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos

Feitos um para o outro

Feijoada com laranja 
A fruta ajuda na digestão da feijoada. Como é ácida, a laranja diminui o Ph (índice de acidez) do estômago, favorece a quebra dos alimentos em partículas e facilita a anexação de nutrientes. 

Azeite com orégano ou manjericão 
Macarronada, lasanha, nhoque... Não importa a massa, ela pede um molho apetitoso. Nesse caso, nada melhor que azeite com ervas, pois, na gordura, elas liberam mais seus princípios ativos. Ou seja, as características estimulantes das funções gástricas do orégano serão realçadas, assim como as propriedades calmantes e diuréticas do manjericão.

Churrasco com brócolis
O carvão da churrasqueira libera toxinas que formam aquela casquinha torrada da carne. O brócolis possui um antioxidante que potencializa a excreção dessas substâncias tóxicas pelo fígado.

Arroz com feijão
Ricos em aminoácidos, formam proteínas importantes para o bom funcionamento do organismo. Os minerais e vitaminas contidos nessa combinação ajudam no equilíbrio metabólico e intestinal. Quer melhorar o efeito? Substitua o arroz tradicional pelo integral, que possui mais fibras. 



Opostos que não se atraem

Café com leite
Poderosa fonte de ferro, vitamina C e cálcio, o leite perde suas propriedades quando misturado com café. A cafeína dificulta a absorção desses três nutrientes. Opte por uma das duas bebidas.

Queijo e presunto
Eles parecem nascidos um para o outro, porém, não existe tanta harmonia nessa dupla. O ferro do presunto competirá com o cálcio do queijo durante a fase de absorção pelo intestino. Assim, é bem possível que boa parte dos nutrientes de um dos dois alimentos não seja aproveitada pelo organismo.

Café ou chá verde após as refeições
O famoso cafezinho ou mesmo aquela xícara de chá verde depois do almoço ou jantar é sagrado para muita gente. Mas ambas opções são ricas em cafeína, que prejudica a assimilação de ferro e de vitamina C. Antes de beber, espere duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...