quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Alho

Muito mais que espantar mau-olhado e vampiros, o alho possui propriedades importantes que ajudam a melhorar a saúde. Muitas pesquisas já mostraram que o alho destaca-se por suas propriedades antimicrobianas, anti-neoplásicas, terapêuticas contra doenças cardiovasculares, entre outras. É indicado para casos de resfriado, gripe e nas viroses em geral, devido a sua atividade anti-viral. Possui teores importantes dos elementos zinco e selênio, que são antioxidantes. No organismo, estes nutrientes estão envolvidos no bom funcionamento do sistema imunológico.

A alicina é a substância ativa presente no alho responsável por muitos de seus benefícios medicinais e que lhe confere também o seu aroma característico. A alicina se forma quando o alho é cortado e/ou triturado e a sua presença no alho pode variar muito, porque essa substância é muito sensível ao calor.

Os dados dos estudos já realizados indicam muitos benefícios à saúde relacionados ao consumo regular de alho. Além de ser uma especiaria muito atrativa que agrega aroma e sabor a refeição, o alho ainda apresenta benefícios medicinais, o que lhe dá a classificação de alimento funcional pela ADA (American Dietetic Association). Em 2004, a ADA, publicou um consenso sobre alimentos funcionais, enfatizando as propriedades do alho na redução do colesterol e do HDL e apresentou a dose recomendada de 1 dente alho fresco por dia.

Como os princípios ativos do alho são muito sensíveis ao calor, o que pode diminuir a concentração dos mesmos, recomenda-se consumi-lo à temperatura ambiente, cru, na forma de sucos ou de óleo em cápsula. O alho deve ser cortado em pedaços pequenos e acrescentado à comida.

DICA:

Deixe de molho 5 dentes de alho frescos e cortados durante 6 horas em meio litro de água. Consuma este líquido pelo menos 3 vezes ao dia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...