segunda-feira, 21 de maio de 2012

Deficiência de ferro

A deficiência de ferro é a carência nutricional mais comum em todo o mundo. Incide predominantemente em gestantes, lactentes e pré-escolares. O maior requerimento de ferro se dá em função do rápido crescimento associado a uma dieta inadequada, fazendo com que essa deficiência seja mais prevalente em crianças nos dois primeiros anos de vida. Além disso, a prematuridade, baixo peso ao nascer, infecções frequentes e parasitoses são fortes fatores de risco para a anemia.
Em crianças a anemia tem sido associada, principalmente, ao retardo do desenvolvimento infantil e a diminuição da capacidade intelectual. No Brasil, estudos apontam prevalências elevadas, entre 30% e 60%. A alta incidência está muito associada à precariedade do saneamento básico, tão responsável pela transmissão de parasitoses que impedem a absorção do pouco ferro disponível no organismo, elevando a anemia ao status de “problema de saúde pública”.
A fortificação da água nos bebedouros de escolas públicas ou a adição de pequenas doses de ferro na merenda escolar são alternativas bastante interessantes na tentativa de se amenizar o problema. Estudos revelaram uma diminuição da incidência de 70% para 23 % após 4 meses de consumo de água fortificada.
O tratamento da deficiência de ferro, com suplementos ou medicamentos que combatam as parasitoses é muito importante sob o ponto de vista medicinal, porém, bastante controverso quando se fala em saúde pública onde o saneamento básico adequado parece ser de fundamental importância para se amenizar o problema.
É certo dizer então, que todas essas medidas juntas, associadas à uma política que possibilite o acesso da população a alimentos fonte de ferro, tornam-se assim, a melhor fórmula para baixar o alto índice de mortalidade de nossas crianças em decorrência dessa carência nutricional.
Fontes de ferro:
O Ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de Ferro. Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com Ferro. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre, que contém  oxalato que diminui a absorção do ferro), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos enriquecidos com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.

Para melhor absorção as fontes de ferro, esses alimentos devem ser consumidos com alguma fonte de vitamina C. Entretanto, também se devem seguir algumas orientações para não inibir a absorção do ferro. Alimentos ricos em cálcio como leite e derivados, o uso excessivo de anti-ácidos e alimentos contendo taninos e fitatos, como chás escuros, café, refrigerantes a base de cola e chocolates podem acarretar um má absorção do ferro, assim estes alimentos devem ser evitados junto ao almoço e jantar

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...