segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dieta à base frutas

Os alimentos contêm quantidades desiguais de nutrientes. As carnes destacam pelo conteúdo protéico e o ferro, os peixes, pelos seus ácidos graxos ômegas, as verduras verdes escuro por seu conteúdo de folatos e magnésio e as frutas pelas vitaminas, folatos, e potássio. No leite se destaca o cálcio e vitamina D e nos azeites e frutos secos está presentes a vitamina E. Nosso organismo necessita de muitos nutrientes todos os dias para regular o metabolismo, uma quantidade e variedade que não pode ser oferecido por apenas um grupo de alimentos. Essa já é uma excelente razão para evitar uma dieta restritiva baseada no consumo exclusivo de só um grupo de alimentos, por mais saudáveis que eles sejam.
Em uma dieta equilibrada, as frutas são itens obrigatórios, ocupando um lugar privilegiado na Pirâmide de Alimentos e, diversos órgão destacam seu consumo em programas como o “5 ao dia”, incentivando o consumo de pelo menos 5 porções de frutas e verduras ao dia (3 frutas e duas porções de verduras). Mesmo assim seguir uma dieta a base de frutas não está justificada do ponto de vista dietético e nutricional por duas razões principais:
1 – Como fonte energética, as frutas apresentam açucares simples (frutose e glicose), que em determinadas circunstâncias de saúde e enfermidade podem resultar perigosos, como no caso do Diabetes e pessoas que têm triglicerídeo alto;
2 – Faltam nutrientes essenciais.
A fruta é composta de água como elemento principal (80-90%), açúcar de absorção rápida, fibras solúveis e insolúveis, quantidades apreciáveis de potássio, modestas de magnésio e escassas de cálcio, Ferro e Zinco, contém vitaminas A, C, carotenóides e folatos além de muitos oxidantes (licopeno, beta-caroteno, antocianinas, etc.).
Entretanto as frutas não possuem os nutrientes essenciais como as proteínas de alto valor biológico e óleos essenciais que possuem funções importantes na regeneração e crescimento dos tecidos, na formação e funcionalidade dos hormônios, anticorpos, neurotransmissores, enzimas, funcionalidade e elasticidade das membranas celulares, dentre outras.
O açúcar principal da fruta é a frutose, que marca o delicioso e esperado sabor doce quando estão maduras. Mesmo assim é menos aconselhado tomar o suco de fruta que a fruta inteira. Estudos epidemiológicos apontam que a frutose pode ser prejudicial em algumas patologias se tomadas em estado líquido, seja em bebidas adoçadas com frutose ou em sucos de frutas. Quando se come a fruta inteira também se ingere a fibra que modula a absorção dos açucares e ajuda uma melhor metabolização dos nutrientes.
Um dia de fruta
Não é a mesa coisa seguir uma dieta à base de frutas durante vários dias ou temporada que fazer uma limpeza no organismo durante só um dia. No segundo caso pode-se considerar como sendo um dia de limpeza, de desintoxicação, conseguindo assim um efeito depurativo, descongestionante e diurético.
Para isso é necessário escolher o momento adequado, que coincida com um dia tranquilo e relaxado, onde não se requeira muito esforço físico nem mentais importantes. Essa desintoxicação pode ser interessante depois de vários dias levando uma dieta desequilibrada (muita gordura e açucares), e excessivo consumo de álcool e cigarro, como nas festas de final de ano ou carnaval, por exemplo. Nesse caso o organismo intoxicado necessitará de um aporte maior de elementos diuréticos e antioxidantes que favoreçam a depuração, como é o caso das frutas.
Ao seguir uma dieta desintoxicante de frutas durante um ou dois dias, geralmente não ocorrem efeitos desagradáveis como falta de energia, tonturas, falta de força, dor de cabeça, etc. O importante é que ao sentir alguns dos sintomas deve-se parar imediatamente a dieta que deve ser orientada por um nutricionista. Se tiver alguma patologia, o consumo exclusivo de frutas durante um dia não é recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...